PLANO DE AULA: CÓDIGO DE COMUNICAÇÃO NAS ARTES VISUAIS

Faixa etária: Fundamental II e Ensino Médio

Objetivos: O que o aluno poderá aprender com esta aula.

ü  Analisar a imagem como importante código na comunicação

ü  Compreender a imagem como importante código da comunicação na atualidade.

ü  Diferenciar: sinais, símbolos, ícones e índices.

ü  Identificar nas mídias e no cotidiano os códigos visuais mencionados.

ü  Teorizar o conceito de da comunicação.

ü  Criar os sinais de identificações

Duração das atividades

06 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há.

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula com uma conversa sobre a forte presença da imagem na vida cotidiana, ou seja, nas mídias digitais, nos apelos publicitários, nos livros e revistas. Lembre também de como a imagem tem sido utilizada na estamparia de roupas e acessórios.
Apresente alguns jornais, revistas e panfletos para que o grupo possa manipular, observando o número de imagens que são utilizadas por esses meios, seja para promover a (1.) venda de um produto, seja para (2.) ilustrar uma situação ou texto, seja de (3.) caráter documental, como registro de um fato ocorrido. Peça aos alunos e alunas que identifiquem nas imagens contidas nas revistas e jornais, exemplos de imagens que cumprem as três funções acima citadas. Aqueles que encontrarem poderá compartilhar com o grupo.
Ressalte junto ao alunado o quanto todos nós somos solicitados a decodificar essas imagens em nosso dia-a-dia, ou seja, o tempo todo nós somos bombardeados por imagens que exigem o nosso entendimento. Por essa razão, é importante que tenhamos claro que a imagem se presta a transmitir uma mensagem, uma informação, as quais precisaram dar conta de decodificar, compreender, ler.
Acrescente que há vários códigos visuais disponíveis nas imagens, e que nesse bloco de aulas vamos identificar e reconhecer as diferenças entre sinais, símbolos, ícones e índices. Para cada conceito escrito abaixo, apresente as imagens sugeridas (logo em seguida ao termo). Se for material impresso vá fixando no quadro uma a uma conforme for explicando o conceito. Se puder utilizar Power Point, avance nas imagens conforme for discutindo cada conceito.

1-    Sinais: é uma informação visual cujo sentido exige um conhecimento prévio do seu significado. Alguns sinais são universais, ou seja, são utilizados pelo mundo afora.

Exemplo: Placas de trânsito, etç.

 

2- Símbolos: tem a função de identificação de uma entidade, associação, clube, família, etc. Só se compreende um símbolo se souber o que ele representa. Exemplo: Símbolos de times de futebol, empresas, marcas, etç.


2-    Ícones: é uma imagem que pode ser identificada com sua forma “real”.

3-    Exemplo: a imagem de um cantor famoso, imagem de uma santa, ícones utilizados na internet, etc.


4- Índices: são imagens que se atribui determinadas significado porque deixam pistas ou indícios que podem ser interpretados.

Exemplo: a imagem de nuvens escuras indica tempestade; imagem de pegadas indica que pode haver um tipo determinado de animal ali, e assim por diante.
 

Após a exposição da classificação desses códigos, é o momento do alunado investigar a presença dos mesmos nas revistas e jornais anteriormente disponibilizados.

Peça aos alunos que façam a primeira atividade que consiste em procurar pelo menos uma imagem que seja um sinal, um símbolo, um ícone e um índice, recortando as mesmas. Em seguida, peça que separem as imagens de acordo com sua classificação em quatro cartolinas (pode ser papel pardo ou outro similar) colocando o título indicativo, fazendo assim uma colagem resultante da pesquisa coletiva.

A segunda atividade consiste em escolher um dos códigos trabalhados (sinal, símbolo, ícone ou índice) e fazer um desenho utilizando materiais diversos como lápis de cor, nanquim, grafite. Mostre o exemplo abaixo:
 

A terceira atividade consiste em formar grupos de trabalho para que cada grupo crie um sinal para ser fixado na escola. É preciso pensar nos espaços da escola e analisar quais necessitam de um sinal que informe melhor às pessoas que circulam por ali. Por exemplo, será que a cantina, a secretaria, os banheiros, a saída estão bem sinalizados? Será que um desenho que represente esses espaços será útil, auxiliando e informando melhor? Mostre o exemplo abaixo ou acesse o site abaixo:
 


Com os resultados dos trabalhos, organize o grupo para que o mesmo fixe os sinais nos locais devidos. Uma ideia é colar um plástico adesivo (tipo "contact") transparente sobre o suporte desenhado com o sinal, assim o trabalho ficará protegido por mais tempo.

Recursos Complementares


Ícones utilizados na internet em bate-papo: https://amiga-mania.sytes.net/Dicionarios/Dicionario_Sorrisos.html

Avaliação

A avaliação é processual, ou seja, vai desde a participação inicial na conversa introdutória sobre imagem e códigos presentes nas imagens, as diferenças existentes entre os conceitos de sinal, símbolo, ícone e índice, como na elaboração gráfica dos mesmos.
Na elaboração dos quatro painéis em cartolina, observe se a colagem e a organização das imagens recolhidas nos jornais e revistas foram adequadas por parte dos alunos. Uma forma de verificar se o conteúdo foi apreendido é observar se os alunos estão agrupando corretamente as imagens.
Na fixação dos desenhos de sinais, observe se o alunado interagiu entre si, se analisou o melhor local para fixação e participou da organização dos sinais criados pela escola.

Referência:

BARBOSA, Ana Mae. Dilemas da Arte/Educação como mediação cultural em namoro com as tecnologias contemporâneas. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.) Arte/Educação Contemporânea – consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005. p. 98-112.

 


Contato

Adriana Vieira

arts_adriana@hotmail.com

https://www.facebook.com/pages/Poemas-de-uma-vida-Adriana-Vieira/463251950433048